Cimeira de Copenhague:Hillary Clinton ataca China
Por Redacção
A secretária de Estado norte-americana acusou a China de «falta de transparência» no processo de negociações que decorre em Copenhaga e lembrou que o gigante asiático é «o maior emissor» de dióxido de carbono no globo.
«Será difícil imaginar, falando em nome dos EUA, que possa haver o compromisso legal e financeiro que acabámos de anunciar perante a falta de transparência do segundo maior emissor, de momento, penso eu, o maior emissor» de dióxido de carbono, afirmou Hillary Clinton, esta quinta-feira, em Copenhaga.
«Tem de haver vontade de avançar para a transparência seja em que fórum se determine ser apropriado. Por isso, se não há pelo menos um compromisso em busca da transparência, isso é, para nós, uma quebra de compromisso», reforçou.
As críticas de Clinton foram proferidas depois de a representante norte-americana ter anunciado a disponibilidade dos EUA para «contribuir com outros para a mobilização de 100 mil milhões de dólares [cerca de 70 mil milhões de euros] por ano até 2020» para combater o aquecimento climático.
A verba referida por Clinton foi aquela que a Comissão Europeia considerou necessária para que os países em desenvolvimento possam enfrentar o impacto das alterações climáticas e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.